Vaidade estampada


Maquiagem na corrida? Sim, um look interessante, sem atrapalhar nem passar da conta, é possível e pode te deixar impecável na hora da atividade física

 

Maquiagem para trabalhar, ir a festas, badalar à noite e por que não para correr? Para algumas mulheres pode parecer impensada e pouco comum a combinação entre maquiagem e corrida. Mas o fato é que, ainda de forma tímida, a vaidade está conquistando as pistas. Alguns cosméticos já são bastante comuns entre as corredoras, como é o caso dos batons e dos brilhos labiais. “De 80 a 90% das mulheres que correm usam batom e ele é 100% liberado”, revela a treinadora Camila Hirsch, diretora técnica da assessoria esportiva Personal Life. Uma opção interessante para os treinos ao ar livre são os batons hidratantes que contêm protetor solar – bons para evitar que os lábios fiquem secos e rachados.

Outro item que, segundo Camila, ganhou espaço na nécessaire das corredoras é a base com protetor solar. O produto tem efeito duplo: além de proteger o rosto dos efeitos nocivos do Sol, esconde pequenas imperfeições, como espinhas e manchas.

É bom ficar atenta na hora de escolher os cosméticos que lhe acompanharão durante a corrida. É importante optar por produtos que garantam uma boa fixação – cujos riscos de borrar o rosto e manchar a roupa são menores. A dermatologista e corredora Rosiane Boabaid aconselha o uso de bases compactas, pois são mais resistentes ao suor. “No caso de peles oleosas, o tipo de pele mais comum entre as mulheres brasileiras, o melhor é que o protetor solar e a base sejam também oil free (livres de óleo)”, afirma.

Em seu histórico de corridas, a dermatologista reúne provas de curta distância e também uma meia-maratona. Nessa trajetória a maquiagem sempre foi sua grande aliada: já usou blush, rímel, base e corretivo. Mas afirma que a regra entre as corredoras ainda não é essa: “Devido à minha profissão, acabo observando bastante e o que noto é que ainda são poucas as mulheres que utilizam maquiagem nas corridas”, observa Rosiane.

A treinadora Adriana Piacsek, da assessoria esportiva Treinamento Para Mulheres, confirma: “Eu, particularmente, nunca vi ninguém correndo maquiada. No entanto, desde que não atrapalhe a prática e que a pessoa goste e se sinta bem em usar, não vejo problema.” De acordo com Rosiane, o rímel está liberado para todas. Uma dica são as versões à prova d’água. Como corredora, ela testou e garante: “Não borra!” Para os percursos mais longos, superiores a 10 km, sua sugestão é a de que se use a opção incolor do produto.

Entretanto, nem todas as mulheres estão livres dos problemas causados pela utilização de certas maquiagens durante os treinos. Rosiane explica que o uso de produtos cosméticos para correr, e praticar atividades físicas em geral, pode causar bastante desconforto em quem possui sudorese (excreção de suor) excessiva ou irritações na pele. Nesses casos, é melhor evitar o uso de bases e corretivos, pois os produtos podem atrapalhar a prática esportiva, além de prejudicar o visual da corredora.

Para as vaidosas de plantão, a treinadora Camila deixa a dica: “Quem não dispensa a maquiagem durante os treinos, o conselho é usar algo bem leve e sutil.” Com a mesma opinião, o maquiador Marcos Costa complementa que o ideal é que mal se note a presença de maquiagem: “A corredora deve optar sempre pela discrição e usar tudo muito leve. Pouca base e um batom suave.”

*Por Anna Ligia Machado

 

Texto publicado originalmente no site da revista O2

 

Anúncios